A força da juventude


Na última semana, participei de dois eventos que mostraram a importância da participação dos jovens na política.

Na terça-feira, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara recebeu a ex-ministra Marina Silva.

O plenário ficou lotado de jovens, atraídos pelas ideias sobre o desenvolvimento sustentável e a conservação ambiental. O público também estava interessado em novas formas de participação na política, que têm em Marina e sua Rede a maior referência.

No dia seguinte, participei de um debate com o juiz Jorge Souto Maior, na Escola Lourenço Castanho, em Moema. Discutimos a crise política e ética, os desafios do setor público e a importância da participação da nova geração na política. Fiquei impressionado com o interesse e o conhecimento dos 250 jovens presentes.

Os partidos precisam abrir canais de comunicação com os jovens —inclusive o PSDB. A reforma política debatida no Congresso era uma boa oportunidade, mas a discussão foi muito árida, priorizando temas que dizem pouco ao cidadão comum.

É preciso renovar a forma de fazer política. Os jovens não toleram mais políticos que prometem e não cumprem, que desprezam a ética e iludem os eleitores. As manifestações de 2013 e os recentes protestos contra o PT deixaram isso claro.

Em meu mandato, trabalho para abrir o gabinete ao jovem e ao novo. Uso a tecnologia para receber sugestões de projetos, com as plataformas Legislando e Euvoto. Vou a faculdades de gastronomia e nutrição mostrar como a Lei Comida de Rua, de minha autoria, pode abrir oportunidades para os alunos. Apresentei o projeto dos Distritos Criativos, que incentiva a abertura de espaços de coworking e de atividades como edição de vídeo e desenvolvimento de jogos e aplicativos.

Não adianta se apresentar como um “homem novo para um tempo novo” e fazer um governo da velha política. Mais importante do que ser um candidato novo, é preciso ser sério e comprometido com a juventude e com projetos que melhorem o seu futuro.

Artigo publicado no jornal Diário de São Paulo em 14/06/2015.

Artigo-diario-1406