Avenida Paulista


Uma senhora calçada para o mais famoso cartão-postal de São Paulo.

A Avenida Paulista dispensa apresentações. Mas faltava ao mais famoso cartão-postal da cidade um detalhe importante: uma calçada digna. Não apenas reformada, sem buracos, uniforme, mas uma calçada adaptada aos portadores de deficiência, 100% acessíveis, com rampas, piso tátil e pavimento capaz de suportar um movimento diário de milhares de pessoas.

Andrea Matarazzo, quando era Subsecretário da Sé, aceitou o desafio e fez. Hoje a avenida do coração de todos os paulistanos tem calçadas com rampas de acesos em todas as esquinas, guias para deficientes visuais, pavimento uniforme, honrando sua tradição de 120 anos e a importância real e simbólica que tem para São Paulo.

 

A Avenida Paulista simboliza a força e o espírito empreendedor dos paulistanos. Tive o prazer de poder implantar a última grande modernização da Avenida. O piso inadequado para os pedestres foi substituído por amplas calçadas de concreto armado. No canteiro central, floreiras com azaleias. Com orientação da Mara Gabrilli, as calçadas ficaram totalmente acessíveis. O comércio renasceu e a Paulista está revitalizada, servindo de exemplo para todas as ruas da cidade.