Matarazzo fala sobre educação


Veja o que disse Andrea Matarazzo sobre as creches de São Paulo.

O SR. ANDREA MATARAZZO (PSDB) – (Sem revisão do orador) – Primeiramente, gostaria de agradecer à Sra. Presidente Edir Sales o apoio que tem me dado em outras disputas fora da Câmara, como também os nobres Vereadores Adilson Amadeu e Natalini.

Hoje, venho para comentar um pouco sobre a questão das creches da Prefeitura. Na segunda-feira de Carnaval, na Folha de São Paulo, foi divulgado o verdadeiro número de vagas criadas em creches pelo Prefeito ou pela Prefeitura de São Paulo. Além de pedalar nas ciclovias, o Prefeito Haddad também pedalou nas matrículas de creches.

Em entrevistas e discursos, o Prefeito fala de vagas que só existem no papel, vagas previstas em convênio com entidades privadas, mas que ainda não atendem às crianças. O Prefeito fala que criou 50 mil vagas. No entanto, no relatório oficial da Secretaria Municipal de Educação o número é 30% menor, ou seja, foram criadas 35 mil vagas, das 150 mil prometidas na campanha para a Prefeitura no ano retrasado. No dia 22 de janeiro, a Prefeitura divulgou que, em três anos, 77.549 crianças de zero a cinco anos foram incluídas na Rede Municipal de Educação. No relatório da Secretaria, Vereador Ricardo Young, são 68243, ou seja, 12% a menos.

Para justificar esse aumento, a Prefeitura diz que usa o critério de vaga criada, Vereador Toninho Vespoli, e não matrícula efetivada. E para justificar o não cumprimento da promessa de construir 150 mil vagas, o Sr. Haddad põe a culpa no Governo Federal, que não repassou dinheiro para a construção das 243 creches.

Vejam: o Governo Federal tem culpa pelo Arco do Futuro ter ficado no papel; por não terem sido construídas 255 mil habitações populares; por não terem feito os 150 quilômetros de corredores de ônibus prometidos na campanha. Eu diria que até agora temos cinco ou seis novos corredores. Aliás, na Avenida Inajar de Souza, Vereador Senival, o corredor ficou muito bom. Foram inaugurados, nesses dias, os três ou quatro quilômetros de corredor muito bem feito – mérito do Secretário Tatto.

Agora, gostaria de aproveitar para sugerir também, Vereador Senival Moura, que mandassem tapar os buracos da Avenida Imirim, na zona Norte; os ônibus estão sendo obrigados a andar em primeira e segunda marchas, tal o tamanho dos buracos. É uma questão de manutenção. É só um lembrete que vale a pena fazer. Mas, parabenizo a Prefeitura pelos três quilômetros da Inajar de Souza – importantes – e que ficaram muito bem feitos.

Então o Prefeito culpa o Governo Federal. Que o Governo Federal é inepto, acho que o Brasil todo percebeu: a inflação nos mostra isso; a redução de 3% no PIB do ano passado; o grande contingente de desempregados do Brasil, infelizmente, nos mostra isso. Mas o Prefeito Fernando Haddad, quando se candidatou, deveria conhecer o orçamento da Cidade e contar exclusivamente com esses recursos. Contar com recursos que não lhe pertencem é uma certa irresponsabilidade ou uma ilusão. Irresponsabilidade e ilusão dos inexperientes – é até justificável, pois o Prefeito Haddad não tinha a menor noção do que era administrar a cidade de São Paulo.

No entanto, ainda assim a Prefeitura diz que é essa a gestão que mais criou creches e escolas. Nunca nesta Cidade se criou tanta creche, Vereadora Juliana Cardoso. Este é um jargão de triste memória e que jamais deveria ser usado. A Vereadora Juliana Cardoso, que tem convivido na periferia, sabe bem o quanto ainda faltam creches. Foram feitas de fato, mas ainda falta muito.

Até pediria, Vereadora Juliana Cardoso, que V.Exa. pedisse à Secretaria de Educação que acelere o licenciamento de creches, em função da Lei de minha autoria e de vários outros Srs. Vereadores, inclusive Alfredinho…

…inclusive Alfredinho, Arselino Tatto e Adolfo Quintas, que permite que as creches atuem sem alvará de funcionamento. A Secretaria de Educação ainda não está autorizando, não obstante a lei permitir isso. Sabemos o quanto as creches são importantes e existe essa facilidade; tenho certeza de que, uma vez sancionada pelo Prefeito Fernando Haddad, significa que tem interesse em utilizá-la.

Muito obrigado, Sra. Presidente.