Matarazzo parabeniza vereadores eleitos


Em seu discurso no Plenário, Andrea Matarazzo ressaltou a importância da presença de mais mulheres na Câmara Municipal.

O SR. ANDREA MATARAZZO (PSD) – Sr. Presidente, Sras. Vereadoras, Srs. Vereadores, voltamos hoje, depois do processo eleitoral que trouxe algumas modificações bastante interessantes, principalmente nesta Casa. Serão substituídos 22 Srs. Vereadores, se não me engano.

A gente vê que dentre essas características de alteração, o número de mulheres dobrou. Queria, aliás, parabenizar a bancada feminina, na pessoa da nobre Vereadora Patrícia Bezerra, a Vereadora mais votada de São Paulo e a terceira mais votada do Brasil. Quer dizer, isso mostra que teremos uma bancada de 11 mulheres na Câmara.

Eu, se fosse os Srs. Vereadores – não estarei aqui no ano que vem, Vereadora Edir Sales -, pensaria em lançar uma mulher como candidata à Presidência desta Casa, até porque seria a primeira vez que São Paulo teria uma Presidente da Câmara do sexo feminino – o que é uma coisa bastante interessante.

Ao mesmo tempo, tivemos, também, dentro dessa renovação, uma candidata e um candidato que vieram dos movimentos de reivindicações populares: a Janaina e o Holiday, ambos na faixa dos 20 anos de idade – o que também é uma mudança de perfil bastante interessante para esta Casa, porque mostra a diversidade da representação que existirá na Câmara de São Paulo.

Por outro lado, é uma pena a saída de alguns Vereadores que não se reelegeram – perde um pouco a Cidade -, mas que, certamente, estarão com atribuições em outras áreas.

É importante que a Câmara tenha um papel de muita fiscalização, principalmente em função dos programas de governo. A Câmara de São Paulo tem a oportunidade de fazer mudanças importantes no seu Regimento, sobre o que procurarei falar em outra ocasião.

Queria parabenizar todos os meus colegas que se reelegeram e se elegeram porque vi a dificuldade que foram essas eleições em todos os sentidos: na mudança das regras eleitorais, na mudança do financiamento de campanha. Diria isso principalmente para os eleitores do PT e para os candidatos do PT que enfrentaram grandes e enormes dificuldades, mas, por outro lado, conseguiram vencer obstáculos e quase repetir uma Bancada do mesmo tamanho que a anterior.

Foi uma eleição diferente que mostrou uma mudança importante da sociedade. A vinda de representantes de movimentos reivindicatórios é uma mudança significativa: dois candidatos foram eleitos e, visivelmente, com o apoio dos movimentos dos quais eram protagonistas.

Dois candidatos eleitos, que a gente vê, visivelmente foram eleitos com o apoio de movimentos dos quais eram protagonistas: o Holiday e a Janaína. Aliás, conheço bem a Janaína, uma menina muito capaz, uma mulher inteligente. Isso mostra a força dos movimentos de rua, que começam a ter seus representantes nos parlamentos do País.

Enfim, foi uma eleição interessante, uma eleição em que tivemos o Vereador Milton Leite como o segundo mais votado da Cidade. Tivemos o Senador Eduardo Matarazzo Suplicy como o vereador mais votado da Cidade, o que mostra que um vereador como o Milton Leite, que vem da base da Cidade, tem uma importância muito grande nesta Casa.

Parabéns especiais ao Jair Tatto e ao Arselino Tatto, os dois da mesma família conseguiram repetir a eleição. E falo isso a quem está nos ouvindo porque acredito que muitos dos que estão nos assistindo não sabem o que é enfrentar uma eleição numa cidade com 11 milhões de habitantes, e o tamanho dessa cidade. Eduardo Tuma também impressionou muito, resultado de um trabalho incansável, quase triplicou os seus votos em um mandato.

Portanto, a Câmara dos Vereadores, hoje, está bem representada, é um espelho importante da sociedade. Terá de corresponder àquilo que os eleitores esperam dela, que é fiscalizar a nova gestão e propor leis que acompanhem a modernidade da nossa sociedade.

Muito obrigado, Sr. Presidente.