NY: hortas urbanas


Uma iniciativa está ganhando cada vez mais espaço no bairro nova iorquino do Brooklyn: as hortas urbanas. É o que mostra uma matéria do site da Revista Super Interessante. 

Horta urbana aérea: alimentos orgânicos são produzidos no topo dos prédios de NY

 

O que é, o que é um pontinho verde no topo dos prédios de Nova York? Não, não é um “greengo”, nem uma ervilha suicida! A vista aérea da cidade mais populosa dos EUA está ficando mais verde graças ao projeto Brooklyn Grange Farm, que cultiva hortas urbanas nos telhados dos edifícios nova-iorquinos.

Por enquanto, a iniciativa possui canteiros no topo de dois prédios comerciais – um no Queens e outro no Brooklyn –, onde legumes, verduras, frutas e ervas são cultivados por funcionários e voluntários.

A produção da fazenda urbana é vendida para restaurantes locais. A Brooklyn Grange Farm ainda comercializa uma espécie de “cesta básica orgânica” para famílias que queiram receber os alimentos semanalmente em casa e, o que sobra, mas é de qualidade, é vendido em uma feira, que acontece todos os sábados no próprio topo dos prédios.

 

 

 

O projeto incentiva a agricultura local, oferece alimentos frescos à população, gera empregos e ajuda a melhorar a qualidade de vida na cidade. Não é à toa que a Brooklyn Grange Farm anda fazendo sucesso em Nova York. É ou não uma boa ideia para replicar por aqui? Espaço é o que não falta…

Assista ao vídeo da iniciativa.