Poda de árvores é tema de discurso de Matarazzo


O vereador Andrea Matarazzo criticou a falta de atitude da Prefeitura.

O SR. ANDREA MATARAZZO (PSD) – (Pela ordem) – Sr. Presidente, quero alertar a sociedade e a Prefeitura sobre o que aconteceu ontem.

Num dia em que houve dez minutos de chuva, com ventos de 60 quilômetros por hora, infelizmente, duas pessoas morreram. E por que isso aconteceu? Por falta de manutenção das árvores da nossa Cidade. Sem dúvida, algumas teriam caído de qualquer forma, mas o que vimos, por exemplo, ao lado desta Casa, foi uma árvore toda tomada por cupins, assim como aquela que matou uma pessoa.

Ontem caíram 181 árvores, segundo o Corpo de Bombeiros, e de acordo com a CET 30 semáforos ficaram paralisados em função das chuvas. E, até hoje, pela manhã, esses mesmos semáforos continuavam desligados, ou seja, esse é um problema que se arrasta desde o início da gestão e vemos a CET cada dia mais sucateada e com menos equipamentos.

Nobre Vereador Nelo Rodolfo, V.Exa. sabia que a CET não possui mais rádios? Que o pessoal se comunica através de telefone celular? Fico imaginando que se o telefone celular deles for igual ao meu, ninguém consegue se comunicar. Como atender a uma emergência sem o rádio, que se manda o sinal e todos que estiverem ligados ouvem. Portanto, quem está mais perto é que atende a emergência. Creio que nós esquecemos que São Paulo é uma cidade gigantesca, que precisamos de agilidade.

Nos bairros de Perdizes e Sumaré, por exemplo, ontem caiu a energia elétrica às 17h, até hoje, pela manhã, a Eletropaulo – que não tem nada a ver com o Município – ainda não tinha restabelecido a energia elétrica. Ou seja, essas concessionárias de serviço público, também, entra ano sai ano, apenas cai a qualidade do serviço. É vergonhoso o atendimento que dão, a falta de atenção ao cidadão. Ontem, por exemplo, no caso da Eletropaulo, não atendiam nem menos aos telefones.

No Largo da Concórdia, essas barracas que a Prefeitura está alugando, também voaram todas. Além de ter causado uma morte, havia uma árvore caída sobre uma delas.

Enfim, o que nós temos de fazer é implementar com mais rapidez o projeto de lei que foi feito por mim, sancionado pelo Prefeito, aprovado por esta Casa, que agiliza a manutenção e a remoção de árvores na Cidade.

São as coisas mais importantes que nós temos a fazer, considerando que no momento em que uma árvore cai, desliga o sistema elétrico e a Cidade entra em colapso como aconteceu ontem. Os serviços para a remoção das árvores, o restabelecimento de energia elétrica, sistema de internet e telefone levam horas e horas, senão dias, como vem acontecendo lá na região de Perdizes.

Enfim, é um alerta à Prefeitura que está no seu último ano de mandato, continuamos com os semáforos exatamente nas mesmas condições do que estavam quando o Prefeito chegou. Segundo o que S.Exa. disse, já investiu mais de 150 milhões de reais no restabelecimento dos semáforos. Onde foi feito esse investimento? Provavelmente em empresas terceirizadas que efetivamente não entregaram os serviços, muito menos os sistemas de emergência que eram prometidos para quando não tivesse energia elétrica a rede continuar funcionando.

Enfim, São Paulo carece de gestão, está à beira do caos e o que ficou demonstrado, em 10 minutos de chuvas, é que realmente não estamos preparados para nenhum tipo de problema mais sério.

Muito obrigado, Sr. Presidente.