Sistema Paulista de Música e Festival de Inverno


Secretário fala sobre proposta do Sistema Paulista de Música na abertura do Festival de Campos do Jordão

Quem compareceu ao primeiro final de semana do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão pôde conferir o resultado dos R$ 170 milhões investidos anualmente pelo Governo do Estado em programas de formação musical. A abertura oficial – que contou com a presença do Governador Geraldo Alckmin – aconteceu na noite de sábado, 02 de julho, no Auditório Claudio Santoro, e foi marcada por um concerto da Osesp com solos e regência do renomado violinista israelense Pinchas Zukerman.

“Mais importante evento do gênero na América Latina, o Festival de Inverno de Campos integra um conjunto de ações na área da música”, lembrou o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, no discurso que precedeu o concerto de abertura.“O Governo de São Paulo investe R$ 170 milhões em música, em programas como o Projeto Guri, que oferece aulas de iniciação musical a 50 mil crianças em jovens, os dois conservatórios do Estado, o Festival de Campos e as orquestras, como a Jazz Sinfônica e própria Osesp.”

Segundo o Secretário, o objetivo é que tais ações estejam cada vez mais integradas, formando o Sistema Paulista de Música, de maneira que os jovens tenham a possibilidade de dar continuidade em seus estudos até chegar a uma orquestra profissional. Matarazzo também comentou a grande novidade do festival em 2011: as apresentações da orquestra de bolsistas, na última semana do evento, em Santos, Jundiaí, santo André e Piracicaba. “A ampliação do festival para mais cidades representa uma das metas da Secretaria de Estado da Cultura: levar cultura de qualidade a quem não tem acesso”, complementou.

Já no domingo, dia 03, foi a vez da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo (formada por alunos da Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim) apresentar-se no auditório, dessa vez sob o comando do maestro britânico Frank Shipway, que elogiou a formação dos músicos. “Escutar uma declaração como esta de um maestro tão conceituado reforça a importância dos nossos investimentos nos programas de formação musical”, afirmou o Secretário.

A programação completa do Festival, que termina em 24 de julho, com concerto nsa Sala São Paulo, está no site www.festivalcamposdojordao.org.br.