Terreno na Nova Luz para Instituto de Neurologia


Vereador Andrea Matarazzo solicita à prefeitura que ceda uma área na Nova Luz para a construção de um Instituto de Neurologia da USP.

Sr. Presidente, Srs. Vereadores, a Justiça vetou ontem a cessão de um terreno da Prefeitura que seria doado para uma instituição privada. O terreno fica na região da Nova Luz, antiga Cracolândia, que tem quatro mil metros quadrados e está avaliado em aproximadamente 20 milhões de reais. Nesse mesmo dia, coincidentemente, eu e o Vereador Aurélio Nomura estivemos com o Professor Jacobsen, do Instituto de Neurologia da Universidade de São Paulo, que falou da intenção do Hospital das Clínicas de construir o Instituto de Neurologia, a exemplo dos que já existem, como o Instituto do Câncer, o Instituto de Psiquiatria e o Instituto do Coração. Enfim, seria mais um instituto de especialização e de referência do Hospital das Clínicas.

O Governo do Estado de São Paulo tem os recursos e a motivação, e existe a necessidade do Instituto de Neurologia, que, desde sua fundação, está instalado no mesmo local, portanto com uma crônica falta de espaço. A construção do Instituto depende somente de conseguir uma área adequada em local adequado.

Aproveito esta oportunidade para solicitar à Prefeitura que ceda essa área da Nova Luz para essa finalidade, uma vez que a Justiça já vetou sua cessão a um instituto privado para a construção do Memorial da Democracia. Trata-se de quatro mil metros quadrados ao lado de uma estação de metrô e de trem e em frente à Sala São Paulo; portanto, de fácil acesso. Peço à Prefeitura que analise a possibilidade de ceder esse terreno para que o Hospital das Clínicas, em parceria com o Governo do Estado, construa o Instituto de Neurologia.

Essa seria uma ótima iniciativa. Faria muito bem à cidade de São Paulo, que receberia um Instituto de referência com a chancela do Hospital das Clínicas na região central, como também seria fundamental para o Estado de São Paulo em termos de avanço das pesquisas e de investimento na saúde pública em área do conhecimento tão fundamental como o da Neurologia.

Este é o apelo que faço ao Sr. Prefeito e aos Srs. Secretários. E apelo também ao Sr. Presidente desta Casa, Vereador José Américo, e aos demais Vereadores que nos ajudem a conseguir que esse terreno situado na região da Luz, de quatro mil metros quadrados – cuja cessão para um instituto privado foi vetado pela Justiça – seja destinado à instalação e implantação do Instituto de Neurologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Peço o apoio de todos para esse empreendimento tão importante e tão fundamental. E peço ao nobre Vereador Aurélio Nomura que diga ao Dr. Manoel Jacobsen Teixeira, diretor do Instituto de Neurologia, que a Câmara está trabalhando nisso e vai ajudar a conseguir esse terreno para o Instituto.

Muito obrigado.