Vereador faz homenagem aos jornais de bairro


Andrea Matarazzo ressaltou a importância destes veículos em discurso no plenário.

O SR. ANDREA MATARAZZO (PSDB) – (Pela ordem) – Sr. Presidente, hoje quero lembrar, em nome do PSDB, o aniversário de 120 anos dos jornais de bairro. Muitos Vereadores desta Casa conhecem bem e se relacionam muito com esse tipo de mídia que existe nos bairros da nossa cidade. O que poucos sabem é que hoje, dia 1º de setembro de 2015, comemoramos o Dia do Jornal do Bairro, em alusão aos 120 anos da fundação do primeiro jornal de bairro da cidade de São Paulo, O Braz, tablóide editado pelo jornalista e coronel Albino Soares Bairão, cuja filha, Sra. Maria de Lourdes, tem hoje 98 anos.

Hoje centenas de jornais de bairro circulam pela nossa cidade com periodicidade semanal, quinzenal ou mesmo mensal, difundindo, com muita capilaridade, as informações de tudo aquilo que acontece nesta Câmara dos Vereadores e do que acontece tanto no Governo Municipal como no Governo Estadual.

Essas características – a difusão capilar e local – por si só traduzem a importância desses veículos de comunicação. Nós, Vereadores, que recebemos em nossos gabinetes várias dessas publicações, sabemos o quão importantes e valiosas são as informações que se encontram nesses jornais. A maioria deles tem sempre bandeiras que levantam em relação aos locais onde são distribuídos. É através deles que temos informações sobre que pontos devemos trabalhar em cada uma das regiões da Cidade.

Assim, em nome do PSDB, cumprimento esses valorosos editores dos jornais de bairro. Apelo ainda ao Secretário Nunzio Briguglio Filho, da Secretaria de Comunicação do Governo Municipal, à área de Comunicação da Câmara Municipal de São Paulo e à Secretaria de Comunicação do Governo do Estado que deem apoio a esses jornais da nossa cidade, pois são veículos fundamentais para a difusão das ações de governo e, principalmente, das informações daquilo que acontece nos bairros, dos seus problemas, demandas e prioridades.

Os jornais de bairro, que hoje comemoram 120 anos de existência, são uma marca registrada de nossa cidade, e a eles devemos dar muito valor e preservá-los para que continuem o grande serviço que prestam à nossa cidade.

Muito obrigado, Sr. Presidente.