Zona leste: Sapopemba


Sapopemba é um bairro de características grandiosas.

A começar pelo nome, que foi dado por causa de uma árvore que existia na região, a Sapopema, originária da Amazônia, que desenvolve raízes de até 2 metros ao redor do seu tronco. Hoje, o bairro não tem mais exemplares dessa árvore.

A Avenida que leva o nome do bairro é considerada a maior do Brasil e a terceira maior do mundo, com 45 quilômetros de extensão. A Avenida Sapopemba mantém seu traçado original, do século XIX, quando era uma das estradas que servia de ligação entre a cidade e a área rural.

Percorrer a Avenida Sapopemba é uma viagem interessante, porque a via reúne a diversidade própria de uma cidade como São Paulo. O percurso vai do comércio dos mais diversos produtos a residências antigas, passando por um conjunto habitacional, escolas, terminal de ônibus e pela igreja Nossa Senhora de Fátima, considerada padroeira do bairro – em maio, é realizada uma tradicional festa para a santa na região.  No fim da avenida, passando do número 20.000, é possível encontrar ainda as características rurais, as mesmas que já existiam ali no começo do século.

No entanto, como em todos os bairros da periferia que foram ocupados rapidamente, acompanhando o crescimento da cidade, também são grandes os problemas enfrentados hoje. Pouca infraestrutura, dificuldade de acesso por transporte público ainda prejudicam a população, que sofre também com a violência.